quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A SENSAÇÃO DE COR ESTÁ NO CÉREBRO (3ª parte)

Imagine-se que os nossos sentidos misturavam-se; que ver não era só ver e que ouvir não era apenas ouvir. Ver, ouvir, saborear, tocar ou cheirar, qualquer de uma destas sensações ilicitamente activava outras. Pois bem, alguns de nós têm essa capacidade naturalmente, e sem qualquer tipo de esforço intelectual.
Está tudo no nosso cérebro: “the ghost in the machine!”

Sinestésicos (as pessoas com a condição de Sinestésia) percepcionam o mundo de um modo diferente da maioria: a música e letras podem ser colorida, letras e números podem ser masculinas ou femininas e terem personalidade, e formas podem ter gosto.
Está provado que Sinestésia não é um produto da imaginação mas antes o resultado de actividade neural no cérebro resultante de uma questão genética (como é herdada não se sabe), com maior insidência no sexo feminino (6:1) e não se trata apenas de re-organização de ligações neurais.

Em bébes, as nossas áreas de especialização do cérebro ainda não estão definidas, e por isso experienciamos o mundo como uma experiência multi-sensorial, mas à medida que o nosso cérebro vai-se desenvolvendo, a informação passa a ser escrutinada e categorizada, criando-se áreas de especialização para cada um dos nossos sentidos.

Exemplos de Sinestésia
  • GRAFEMA g COR – Letras do alfabeto e/ou números individuais são percepcionados como inerentemente coloridos. Por exemplo a letra "A" geralmente é vista como vermelha.
  • SOM g COR – Som, voz ou música, é visto como “fogo de artifício”; por exemplo, os sons à nossa volta, como o ladrar de um cão, estimulam a visão de cores e objectos em movimento, os quais mudam a sua saturação e brilho bem como direcção de movimento.
  • FORMAS COM NÚMEROS – Pessoas que ao pensarem em números, desenham mentalmente mapas com números.
  • Áreas do cerebro especializadas em numeros e espaciais estão envolvidas.
  • PERSONIFICAÇÃO – A frases comuns, e sequências de números são associados características  de personalidade (honesto, alto, graciosa, preocupado, responsável, calmo, etc.).
  • LÉXICO g PALADAR – Palavras e fonemas da linguagem evocam sabores no paladar.
Exemplo de como alguém com a condição de Sinestesia pode percepcionar algumas letras e números.

Acredita-se que existem cerca de 60 possíveis combinações de sinestesia embora nem todas tenham sido objecto de estudo. A mais estudada é a de “sons coloridos”, talvez porque a mais recorrente. Estatísticamente sabe-se que cerca de 1 em cada 23 individuos têm algum tipo de sinestesia; 1 em cada 90 vê grafemas coloridos em que os mais comuns são os “dias da semana coloridos” e “letras coloridos”.

Este interesse por “sons coloridos” remonta à antiguidade grega, quando filósofos perguntavam se a cor da música poderia ser uma qualidade quantitativa. Newton e  Goethe acreditavam que tons musicais e tons coloridos partilhavam frequências. Embora hoje saiba-se que este conceito é falso, culturalmente foi uma ideia presente na arte ao longo de séculos.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Synesthesia