terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A SENSAÇÃO DE COR ESTÁ NO CÉREBRO (2ª parte)

Fisiologicamente, o cerebro é composto por 2 hemisférios simétricos entre si e unidos pelo chamado corpo caloso que funciona como uma ponte entre ambos os hemisférios, passando informação de um para o outro: o hemisfério esquerdo recebe e envia informação para o lado direito do corpo, e o hemisfério direito recebe e envia informação para o lado esquerdo do corpo.

Cada hemisfério do cérebro está dividido em 4 lóbulos:
  • Lóbulo occipital – Situado na parte posterior do cerebro, é a zona responsável pelo processamento de informação visual;
  • Lóbulo parietal – que lida essencialmete com funções ligadas a movimento, orientação, calculo e certo tipo de reconhecimento;
  • Lóbulo temporal – que lida com som, compreensão da fala (isto apenas no hemisferio esquerdo), e alguns aspectos da memória;
  • Lóbulo frontal – que lida com funções de integração como seja, pensamento, conceptualização e planeamento. Esta região parece estar relacionada, não com instintos de sobrevivência mas antes, com aspectos sofisticados da nossa mente, ou seja a essência da nossa personalidade e como reagimos enquanto indivíduos ao mundo. Em termos evolutivos, esta área demonstrou um crescimento maior na evoluçao dos mamíferos; cerca de 29%, na espécie humana.
  • Sistema límbico – situado por debaixo do corpo caloso, é responsável por reações de funcionamento mais básicas como sejam emoções, apetites e necessidades que nos ajudam a sobreviver;
  • Cerebelo – situado na parte de trás do cérebro e em baixo, é responsável por ligar informação sensorial com movimento motor sem recorrer a pensamento consciente. Em termos evolutivos o cerebelo é mais ancestral na evolução do cerebro humano, chamado de “cérebro pequeno” e o primeiro cerebro.


Fontes:
“The Human Brain – A Guided Tour” – Susan Greenfield, Weidenfeld & Nicolson, 1997

A SENSAÇÃO DE COR ESTÁ NO CÉREBRO (1º parte)

Dentro do muito que ainda há para saber sobre o funcionamento do nosso cérebro, sabe-se que esta matéria rugosa e cinzenta com cerca de 1.3kg, com a forma de uma noz e composta por cerca de 100 biliões de células, é responsavel pela percepção física e conceptual que temos do mundo que nos rodeia.
Por isso podemos dizer que, se vimos o mundo à nossa volta a cores, a cor está no nosso cérebro.

Sabemos que existe uma relação entre o cérebro, matéria física e a mente; o seu estudo, ainda que em fase embrionária, começa a dar os seus frutos. Sabemos que o cérebro humano é composto por várias áreas (módulos) com funções específicas para transformar som em fala, para processar cor, para registar medo, para reconhecer uma cara, etc., mas sabemos também, que apesar desta especificidade, assume a função de outra, mostrando que as suas funções não estão assim tão rigidamente fixadas.

Sabemos também que estes módulos são interdependentes e interagem entre si.
O objectivo último é ligar tudo num sistema dinâmico, altamente especializado que faz milhares de coisas diferentes ao mesmo tempo e tão complexo que talvez nunca se venha a compreendar na sua totalidade.

Fontes:
“Mapping the Mind” – Rita Carter, Weidenfeld & Nicolson, 1988